Grupo Módulo

O Grupo Módulo

A história do

Grupo Módulo

O Grupo Módulo surgiu da ideia de dois agrônomos – Nicanor Coelho Filho e Ronaldo Abude – de sugerir aos grandes laboratórios de produção de herbicidas, inseticidas e fungicidas uma parceria regional para trabalhar os seus produtos de forma profissional e estratégica, um perfil desejado pelas indústrias. Assim, em 1995, surgiu a distribuidora e varejo de defensivos agrícolas Módulo Rural.

Grupo Módulo – Há 20 anos acreditando na força do produtor.

Work Culture

1995

Desde março de 1995, data de sua fundação, a Módulo Rural aprimorou técnicas, ajudou no desenvolvimento econômico das regiões onde atua, diversificou com outros segmentos como Construção Civil (Módulos Elétrica e Hidráulica), Módulo Tratores, Módulo Agropecuária e hoje é representada pelo Grupo Módulo, marca que simboliza a junção das empresas e segmentos Módulo Rural.

OUR HISTORY

2017

O Grupo Módulo, hoje, atua com lojas de defensivos agrícolas no sudoeste, Chapada, Recôncavo e sul e extremo sul da Bahia. A matriz fica em Vitória da Conquista e com unidades em Barra do Choça e Vila Bahia, regiões com cultura predominante de café, com produção estimada de 700 mil sacas com mais de 20 mil hectares e pecuária de leite e corte com um rebanho 570 mil cabeças. Com um pólo comercial de 1,5 milhões de habitantes a região sudoeste da Bahia ainda se destaca pelas baixas temperaturas.

Nessa região o Grupo Módulo ainda atua com a Módulo Tratores que abarca não só o sudoeste, como também a região da Chapada. A parceria com a New Holland deu ao grupo a oportunidade de oferecer aos seus clientes não apenas tecnologia em adubos, fertilizantes, medicamentos veterinários e defensivos, mas também a agricultura de precisão com tratores que têm o reconhecimento dos agricultores pela sua eficiência, capacidade, produtividade, alta tecnologia, conforto e facilidade de operação. Sem falar na assistência técnica.

No sul e extremo sul as lojas de Itabuna e Eunápolis atendem a uma rica região com cerca 1,3 milhões de habitantes. No sul predomina a cultura do cacau. Com safras entre 130 e 150 toneladas, ainda é a principal cultura para a loja de Itabuna. Mas há algum tempo, as diversificações, principalmente com o café conilon e a piaçava têm tido boa participação no agronegócio. O complexo intermodal – Porto, Aeroporto, Ferrovia, ZPE – está mexendo com o sul da Bahia que já é forte por ser uma referência como pólo de saúde e educação. Espera-se um investimento da ordem de mais de 5 bilhões de reais.

No extremo sul outras culturas como melancia, abóbora, mamão, graviola têm atraído produtores de todo o Brasil com safras recordes. As indústrias de celulose mudaram a geografia da região e impulsionam a economia local. Por isso a loja de Eunápolis tem se destacado com um crescimento sempre acima da média.

Em Itabuna, além da loja de defensivos agrícolas, o Grupo Módulo atua na área de construção civil com a Módulo Elétrica e Hidráulica, uma loja bem localizada e estrategicamente administrada, com clientela fidelizada e um modelo de gestão pautado em parcerias com grandes marcas, serviços e preços atraentes.

Em Ilhéus a fazenda Porto Novo faz parte do setor agropecuário do grupo, com quase 300 hectares de cacau. A fazenda é uma das referências em cacau de qualidade usado para produção de chocolates finos. O cacau gourmet, como é conhecido, é essencial para a fabricação de um bom chocolate e, por conta disso, tem um preço diferenciado.

   

   

O Grupo Módulo tem atuado nos principais mercados do agronegócio da Bahia: na Chapada – mais precisamente em Cascavel, distrito de Ibicoara – e ambém em Mucugê. Têm destaque nacional a produção de batatas, com 42 toneladas em aproximadamente 5.500 hectares, e o tomate, com produção de 102 toneladas em pouco mais de 1100 hectares. A região tem uma característica diferenciada por ser formada por grandes produtores e também por um alto nível tecnológico nas lavouras. A loja da Chapada divide o atendimento com a Módulo Tratores de Vitória da Conquista. Juntas têm a geografia de maior desenvolvimento agropecuário do grupo.

A segunda maior cidade do estado é também a maior cidade do interior do nordeste, norte e centro oeste do Brasil. A região metropolitana de Feira de Santana concentra quase um milhão de habitantes. As principais culturas são: eucalipto; fumo; abacaxi; milho; feijão; coco e citros.

O maior destaque da região de Feira de Santana é a criação de asininos (carcteres: 1ª posição nacional), equinos e coelhos (carcteres: 2ª posição nacional). A cidade é também grande produtora de frangos, ovos e leite. Para esta região temos duas lojas do Grupo, a Módulo Tratores e a Módulo Rural que, juntas, atendem um mercado promissor e com bastante diversificação.

O Grupo Módulo agrega ainda a Urano, marca própria de fertilizante foliar que aumenta a produtividade de várias culturas, garantindo rentabilidade com retorno assegurado.

Para superar seus desafios o Grupo Módulo tem procurado se reinventar todos os dias, estamos num constante processo de inovação, pois disso dependem sua manutenção e expansão. As empresas do Grupo Módulo fazem isso sistematicamente. A gestão de pessoas, a administração e finanças tornam as empresas do grupo um grande aliado para o progresso pessoal e profissional de todos os stakeholders.

A Módulo Rural participa do projeto Campo Limpo, que dá destino correto às embalagens de defensivos agrícolas, retirando-as das fazendas após o uso. A Fazenda Porto Novo em Ilhéus – que pertence ao Grupo Módulo – preserva uma área de aproximadamente 300 hectares de Mata Atlântica virgem

   

Dúvidas? Pergunte ao nosso Agrônomo